COMEÇANDO A TREINAR JIU-JITSU

                Para analisar o cenário que lhe foi apresentado e então responder a pergunta com propriedade, você precisará de tempo para analisar e também se testar em ambas as situações.

                Um fator que auxilia na decisão é o seu biotipo. Isso não é uma regra, mas a grande maioria das pessoas que são mais flexíveis, preferem fazer guarda, ou seja, “jogar” por baixo. E os menos flexíveis, e normalmente mais pesados, preferem passar a guarda.

                Você deve estar dizendo, mas lá na minha academia tem um cara pesado que é flexível e que faz guarda, ou então, eu sou leve, flexível e prefiro passar a guarda. Então, não esqueça que acima eu disse que isso não é uma regra, apenas é um fator que acaba ajudando na decisão de muitas pessoas. Mas porque esse fator pode ser decisivo?

                Antes de responder essa pergunta, vamos deixar claro o que é fazer guarda.

O QUE É A GUARDA NO JIU-JITSU?

                No Jiu-Jitsu, nossa guarda é basicamente realizada com as pernas, e com elas, temos que impedir que o adversário as transponha e ultrapasse a linha do nosso quadril. Caso isso aconteça e o adversário estabilize a posição por três segundos, o mesmo receberá a pontuação referente a passagem de guarda, mas isso é um tópico para um próximo artigo.

                Existem diversos tipos de guarda que podemos fazer, entretanto, a primeira guarda que aprendemos é a guarda fechada.

O QUE FAZER DA GUARDA FECHADA?

                Partindo da guarda fechada, temos algumas opções, como buscar uma raspagem, uma finalização e até mesmo uma pegada de costas, como demonstro no vídeo a seguir:

 

 

                Mas então, porque o biotipo pode influenciar na nossa decisão de passar a guarda ou fazer guarda?

                Uma grande parte dos movimentos da guarda, exige da pessoa uma flexibilidade maior e também uma boa mobilidade. Além disso, nem todos estão dispostos a ficar tomando pressão para evitar ter sua guarda passada, principalmente quando estamos começando a aprender Jiu-Jitsu.

                Em contrapartida, quem está jogando por cima, precisa ter uma base forte para não ser raspado e também saber dar pressão para conseguir passar a guarda e estabilizar a posição.

 

CONCLUSÃO

                Apesar das suas características físicas serem um fator agravante, não quer dizer que sua decisão deve ser baseada somente nelas, até mesmo porque, aposto que existe também na sua academia aquele cara flexível que passa a guarda e aquele pesadão que ta sempre raspando todo mundo, não é mesmo?

                Enfim, posso ficar horas escrevendo características para tentar ajudar na sua decisão, mas decidir se você passa a guarda ou faz guarda, é uma decisão complicada. Além de ser algo muito pessoal, exige tempo de treino para se colocar em ambas as situações e poder analisar onde se sente mais confortável e onde se tem mais dificuldade.

                Aconselho você, a realizar movimentos nas duas situações e ir vendo suas dificuldades junto do seu professor, dessa forma, consegue decidir o que você deve estudar mais para evoluir seu Jiu-Jitsu.

 

                Ficou com alguma dúvida em algumas das situações? Deixa um comentário aqui em baixo que farei o possível para ajudar.

                Bons treinos e não esquece de por em prática os movimentos somente na presença de um professor qualificado.

 

                Ah e não esquece de me seguir nas redes sociais e compartilhar este artigo com seus colegas de treinos e de se inscrever na lista de e-mails para receber os próximos artigos!

                OSSS

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 33 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e sou responsável pela filial no sul do Brasil, na cidade de Pelotas-RS.

Leia mais

Quer ficar por dentro de todos os artigos postando no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!