Durante as competições sempre ouvimos alguém gritar na arquibancada, “Cadê os pontos da inversão juiz?”

                Para ajuda-lo a entender qual a pontuação adequada para este movimento, deixei ao final do artigo Como sair do 100kg? um questionamento sobre a pontuação que recebi na movimentação da videoaula.

                Se liga no artigo abaixo e se mesmo assim ainda continuar com alguma dúvida, entre em contato que farei o possível para ajuda-lo.

COMO TIRAR SEU ADVERSÁRIO DO 100KG

                Deixo a seguir a videoaula que me refiro neste artigo para que você relembre o movimento e possa analisar mais uma vez antes definir sua resposta:

 

                Analisou o movimento do vídeo? Qual a pontuação deste movimento?

                Antes de dar a resposta, primeiramente preciso explicar algumas situações para que você não confunda os movimentos.

 

PASSAGEM DE GUARDA

                Quando o árbitro assinala três pontos para um atleta, ele está se referindo a passagem de guarda, ou seja, em algum momento o atleta estava fazendo algum tipo de guarda e seu adversário conseguiu transpor a linha das pernas e mantê-lo estabilizado de costas ou de lado no chão.

 

RASPAGEM

                Só é considerada uma raspagem quando o atleta está fazendo guarda e consegue terminar o movimento por cima, estabilizando o adversário de costas no chão, de lado ou de quatro apoios.
                A pontuação referente ao movimento de raspagem é de dois pontos.

 

ESTABILIZAÇÃO LATERAL

                Acredito que você tenha lido o artigo anterior, onde falo sobre Como funcionam as punições no Jiu-Jitsu?. Neste artigo, explico que mesmo realizando transições no 100kg você poderá receber uma punição por falta de combatividade, ou seja, você deve progredir na posição, buscando uma finalização, ou outra posição passível de pontuação.

 

INVERSÃO DO 100KG

                Se você está estabilizando seu adversário no 100kg e ele da uma “barrigada” e consegue inverte-lo caindo por cima, este movimento é considerado uma inversão.

                As inversões no Jiu-Jitsu não contam pontos e nem vantagens.

 

MOVIMENTO DA VIDEOAULA

                No movimento da videoaula, estou por baixo e meu adversário está na estabilização lateral. Utilizando minha perna para criar alavanca, consigo invertê-lo caindo por cima também na estabilização lateral. Este movimento foi uma inversão e como falei acima, não conta pontos e nem vantagens.

                Muito bem, mas aproveito para já tirar outra dúvida. Vou receber três pontos de passagem de guarda? Afinal de contas terminei o movimento estabilizando no 100kg.

                A resposta é NÃO, pois em momento algum meu adversário fez guarda. Portanto, a pontuação para o movimento da videoaula é de nenhum ponto e nenhuma vantagem para nenhum dos atletas.

 

PONTUAÇÃO PARA SAÍDA DA MONTADA

                A primeira saída da montada que você deve ter aprendido é segurando o braço do adversário(para que ele não tenha apoio e defenda o movimento) e jogando o quadril para cima, ou como falamos no meio do Jiu-Jitsu, dando uma “barrigada“ ou “upa”. Neste movimento, você termina por cima, dentro da guarda do adversário.

                Quantos pontos você recebeu por este movimento?

                Na inversão do 100kg, em momento algum os dos atletas está fazendo guarda, e na montada, a situação é a mesma. Dessa forma, no movimento de saída da montada você não recebe nenhum ponto e nenhuma vantagem, visto que é apenas uma inversão.

 

COMO PONTUAR SAINDO DA MONTADA

                Ficou frustrado ao saber que depois de todo esforço para sair da montada você ainda não receberá nada por isso? Calma, existe uma forma de sair da montada ganhando pontos e para ajuda-lo, segue uma videoaula onde explico este movimento por completo.

 

 

                E aí.. acertou a resposta? Caso não tenha acertado fique tranquilo, pois estes movimentos realmente geram dúvidas.

                Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui em baixo ou nas redes sociais que responderei o mais breve possível.

                Bons treinos! OSS

 

 

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 33 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e sou responsável pela filial no sul do Brasil, na cidade de Pelotas-RS.

Leia mais

Quer ficar por dentro de todos os artigos postando no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!