Como havia prometido na videoaula Raspagem da Guarda De La Riva, vou demonstrar como podemos concluir a raspagem caso o adversário defenda o movimento ficando em pé.

              Lembrando que o primeiro movimento também é muito eficiente e qual iremos usar depende da reação do nosso adversário, mas o que importa é que temos recurso para concluir o movimento nas duas situações não é mesmo?

              Vamos a videoaula?

VIDEOAULA – RASPAGEM DA GUARDA DE LA RIVA!

 

INÍCIO

              Se você ainda não viu a explicação do primeiro movimento, recomendo assistir para entender o início desta posição e todos os detalhes para chegarmos na situação deste artigo.

              É claro que a situação que explico nesta videoaula pode ser utilizada em outras situações, como, por exemplo, em um single leg, mas demonstro partindo da guarda de la riva para poder dar sequência no movimento anterior.

 

ADVERSÁRIO FICOU EM PÉ

              Conforme disse no vídeo anterior, o adversário agora conseguiu se equilibrar e se manteve em pé.

              Vou seguindo o movimento e subindo até ficar de pé também e mantenho a pressão na perna do adversário para que ele não a tire e se desvencilhe da posição. Para isso, mantenho a perna dele entre as minhas e pressionando-a forçando meus joelhos para dentro.

              Para aumentar ainda mais a pressão no adversário, pressiono meu quadril para baixo em direção ao joelho dele, mantendo dessa forma a perna mais esticada, o que diminui seu equilíbrio.

              Após me estabilizar de pé, faço uma pegada com minha mão esquerda na faixa do adversário. Essa pegada vai me auxiliar a manter o adversário perto de mim e também a concluir o desequilíbrio ao fim do movimento.

 

TIRANDO A PERNA

              O próximo passo é tirar a perna do adversário do meio das minhas pernas e trazer para o lado do meu quadril, da mesma forma que é feito na passagem de guarda do leg drag.

              Lembrando que é muito importante se manter grudado ao adversário para evitar que ele consiga sair da posição.

 

CABEÇA NO ABDÔMEN

              O último detalhe para conseguir concluir o movimento é grudar a cabeça no abdômen do adversário, pois no momento que for derruba-lo, a cabeça ajudará a empurrar e direciona-lo ao solo.

 

DERRUBANDO

              Feitas todas as pegadas e ajustes, basta fazer um movimento circular e colocar o joelho no solo, e, ao mesmo tempo, empurra-lo com a cabeça e puxa-lo com a mão que está na faixa. Dessa forma, o adversário perderá o equilíbrio e se estabilizado, serão computados os dois pontos.

              Quanto mais distante colocar o joelho no solo, maior a amplitude do movimento e consequentemente, o desequilibrio do adversário.

 

DÚVIDAS

              E aí, gostou de mais essa raspagem da guarda de la riva?

              Agora você tem uma segunda opção para utilizar quando o adversário conseguir defender a posição anterior.

              Ficou com alguma dúvida? Pode mandar um comentário aí que estou a disposição para ajudá-lo.

              Não se esqueça de compartilhar com seus colegas de treino e deixar seu like no vídeo!

              Bons treinos!

              OSSSS

 

Pin It

Publicidade

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 36 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

            Dei aulas por 14 anos na cidade de Pelotas-RS e atualmente moro na cidade de Florianópolis-SC onde comecei um trabalho no mês de maio de 2021.

Leia mais

Publicidade

Quer ficar por dentro de todos os artigos postados no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!