Algumas vezes quando estava na guarda De La Riva e me sentava para fazer alguma raspagem, o adversário colocava o joelho no meu peito e me impedia de subir. Analisando a situação, acabei encontrando a solução com esse movimento que demonstro na videoaula abaixo.

              Vamos para a explicação?

RASPAGEM DA GUARDA DE LA RIVA

INÍCIO

              Sempre que eu tentava me sentar para realizar alguma raspagem, como, por exemplo a Raspagem da Guarda De La Riva, o adversário pesava o joelho no meu peito e me impedia de subir. Baseado nessa dificuldade, comecei a estudar uma forma de raspá-lo nessa situação.

              Para realizar esse movimento, o adversário não pode estar muito posturado para trás, pois irá dificultar para puxar ele para cima.

ENTREGANDO O BRAÇO

              Como demonstro no vídeo, quando afasto a adversária com minha perna direita e subo, faço uma pegada na manga direita dela e logo passo seu braço pelo meio de suas pernas e entrego para a outra mão. Neste momento, me ajeito para tentar realizar a raspagem, mas a adversária dificulta o movimento pesando o joelho em direção ao meu peito.

PEGADA NO JOELHO

              Com minha mão direita, faço uma pegada na linha do joelho da colega. É importante frisar que a pegada é feita com a palma da mão para cima para que eu consiga realizar o movimento final.

RASPANDO

              Em um movimento só, vou entrando para baixo da adversária, como se estivesse puxando para a meia guarda profunda e, ao mesmo tempo, dou um soco para cima com minha mão direita, rodando a adversária por cima de mim e concluindo o movimento de raspagem.

DÚVIDAS

              E você, gosta de usar a guarda De La Riva? Já tinha passado por essa dificuldade?

              Espero que tenha te ajudado e fico a disposição para ajudar no que for preciso.

              Não se esqueça de compartilhar com seus colegas de treino e deixar seu like no vídeo!

              Bons treinos!

              OSSSS

Pin It

Publicidade

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 36 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

            Dei aulas por 14 anos na cidade de Pelotas-RS e atualmente moro na cidade de Florianópolis-SC onde comecei um trabalho no mês de maio de 2021.

Leia mais

Publicidade

Quer ficar por dentro de todos os artigos postados no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!