Algumas vezes quando estava na guarda De La Riva e me sentava para fazer alguma raspagem, o adversário colocava o joelho no meu peito e me impedia de subir. Analisando a situação, acabei encontrando a solução com esse movimento que demonstro na videoaula abaixo.
Vamos para a explicação?
RASPAGEM DA GUARDA DE LA RIVA
INÍCIO
Sempre que eu tentava me sentar para realizar alguma raspagem, como, por exemplo a Raspagem da Guarda De La Riva, o adversário pesava o joelho no meu peito e me impedia de subir. Baseado nessa dificuldade, comecei a estudar uma forma de raspá-lo nessa situação.
Para realizar esse movimento, o adversário não pode estar muito posturado para trás, pois irá dificultar para puxar ele para cima.
ENTREGANDO O BRAÇO
Como demonstro no vídeo, quando afasto a adversária com minha perna direita e subo, faço uma pegada na manga direita dela e logo passo seu braço pelo meio de suas pernas e entrego para a outra mão. Neste momento, me ajeito para tentar realizar a raspagem, mas a adversária dificulta o movimento pesando o joelho em direção ao meu peito.
PEGADA NO JOELHO
Com minha mão direita, faço uma pegada na linha do joelho da colega. É importante frisar que a pegada é feita com a palma da mão para cima para que eu consiga realizar o movimento final.
RASPANDO
Em um movimento só, vou entrando para baixo da adversária, como se estivesse puxando para a meia guarda profunda e, ao mesmo tempo, dou um soco para cima com minha mão direita, rodando a adversária por cima de mim e concluindo o movimento de raspagem.
DÚVIDAS
E você, gosta de usar a guarda De La Riva? Já tinha passado por essa dificuldade?
Espero que tenha te ajudado e fico a disposição para ajudar no que for preciso.
Não se esqueça de compartilhar com seus colegas de treino e deixar seu like no vídeo!
Bons treinos!
OSSSS
Treino físico na praia após pandemia
![]() |
Estrangulamento da guarda fechada!
![]() |
Defesa Pessoal - Gravata pelas costas
![]() |