A guarda De La Riva é uma das minhas guardas favoritas e dentro dos inúmeros movimentos que podemos realizar, demonstro nessa videoaula uma raspagem simples, mas que exige atenção em alguns detalhes importantes para realização do movimento com eficiência.

              Ah! Não poderia deixar de falar que o adversário pode ter uma boa base e defender a raspagem. Mas não precisa se desmotivar, pois, este raspa é eficiente e caso ocorra a defesa, o próximo vídeo vai ajudar a concluir os dois pontos!

              Vamos lá?

VIDEOAULA – RASPAGEM DA GUARDA DE LA RIVA!

 

POSIÇÃO INICIAL

              Existem algumas pegadas que você pode utilizar para manter a guarda De La Riva com segurança. Para este movimento, não faz diferença como você começa com suas pegadas, desde é claro que esteja mantendo a guarda de forma correta e segura.

              O primeiro passo que deve ser dado é empurrar a coxa do adversário para que ele abra a base e você tenha espaço para subir e sentar. Mas é claro que se você já conseguir dominar a manga do adversário antes mesmo de subir irá facilitar seu movimento.

 

ENTREGANDO A MANGA

              Quando subo estou fazendo pegada com minha mão direita na manga direita do adversário e logo que consigo sentar, abraço a perna dele e entrego a manga para a outra mão passando pelo meio de suas pernas.

              Na videoaula, falei também sobre os casos de adversários mais fortes e que conseguem posturar e atrapalhar o movimento. A solução é buscar a gola com a outra mão e utilizar a força das minhas duas pegadas para quebrar a postura do adversário e trazer o seu braço cada vez mais para trás, o que ainda força o cotovelo dele.

 

POSICIONAMENTO DAS PERNAS

              Um ponto muito importante e que deve sua atenção é o posicionamento das pernas. Para ajustar e não deixar o adversário escapar, você deve fugir seu quadril para o lado e manter a parte de trás do seu joelho grudada na perna do adversário, sem que fique nenhum espaço para que ele tire a perna e passe sua guarda.

              Vale falar que quanto mais foge fugir seu quadril e abrir a base do adversário, maior a possibilidade do adversário não conseguir se estabilizar e tomar os dois pontos da raspagem.

 

RASPANDO

              Como sempre digo, os movimentos básicos do Jiu-Jitsu são muito importantes. Quem tem uma base consolidada com certeza terá maior eficiência e entendimento de todos os movimentos. Digo isso, pois para concluir esta raspagem precisamos realizar o movimento da levantada técnica. Caso você esteja iniciando a treinar jiu-jitsu ou ainda tenha alguma dúvida neste movimento, pode deixar nos comentários suas dúvidas que posso te ajudar.

              Seguindo com nossa busca pelos dois pontos da raspagem, coloco meu pé esquerdo no tatame e realizo o movimento da levantada técnica puxando minha perna direita para trás e consequentemente, abrindo a base do adversário até que ele perca a base e ceda o movimento.

              Se o adversário ainda ficar se estabilizando você pode buscar a perna de apoio dele com sua outra mão e puxar para auxiliar na raspagem.

 

MAIOR ERRO

              O maior erro nessa posição é ao invés de realizar a levantada técnica, querer ir pra frente, em direção a perna do adversário. Dessa forma ele não perde a base e a raspagem pode sim ser efetuada, mas com um esforço muito maior e grandes chances de não ser bem sucedida.

 

DÚVIDAS

              Quero saber sua opinião! Você também utiliza a guarda De La Riva? Gostou dessa videoaula? E a levantada técnica, está em dia?

              Fico a disposição para ajudá-lo em qualquer dúvida.

              Não se esqueça de compartilhar com seus colegas de treino e deixar seu like no vídeo!

              Ah! Se inscreve logo no canal do youtube para receber notificação assim que a sequência deste movimento for ao ar!

              Bons treinos!

              OSSSS

Pin It

Publicidade

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 36 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

            Dei aulas por 14 anos na cidade de Pelotas-RS e atualmente moro na cidade de Florianópolis-SC onde comecei um trabalho no mês de maio de 2021.

Leia mais

Publicidade

Quer ficar por dentro de todos os artigos postados no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!