Sabe aquele momento que você estuda a base do seu adversário, consegue desequilibra-lo, realiza o movimento de raspagem, mas no momento que você vai subir para estabilizar, ele vem esticando o braço e te empurrando de volta sem que você consiga raspá-lo?

                Na videoaula a seguir, demonstro uma raspagem da guarda fechada quando o adversário levanta para tentar passar a guarda. Após desequilibra-lo, em um movimento de defesa, ele estica o braço e impede que eu suba completando a raspagem. Neste momento, surpreendo-o rodando e finalizando em uma chave de braço.

                Tá esperando o que? Veste logo o kimono e vamos para o treino!

 

PASSANDO A GUARDA EM PÉ

                Quando você estiver fazendo a guarda fechada e seu adversário começar a levantar para tentar abrir sua guarda, você precisa quebrar a postura dele. Dessa forma, ele perde a base e você terá mais opções de realizar uma raspagem ou finalização. Se ele estiver com a postura mais ereta, consequentemente terá mais possibilidades de abrir sua guarda, o que não é interessante. Uma forma de fazer com que o adversário perca a postura, é puxando a cabeça dele para baixo, como demonstro nas imagens a baixo:

 

DOIS PONTOS DA RASPAGEM

                Para concluir o movimento de raspagem você precisa ir para cima e deixar seu adversário deitado de costas ou de lado no chão. Caso ele fique de quatro apoios, se você domina-lo pelas costas, também receberá os dois pontos referentes à raspagem.

                Na videoaula a baixo, demonstro uma raspagem básica, porém muito eficiente, quando o adversário levanta para tentar abrir a guarda.

 

 

RASPAGEM DA GUARDA FECHADA

                Durante o movimento de raspagem da videoaula, faço pegada com as duas mãos nos calcanhares do meu adversário e fecho os joelhos no peito dele. Para raspar, estico meu quadril empurrando-o com os joelhos. Caso o adversário esteja com o tronco mais ereto, uma segunda opção é colocar os pés no quadril e empurrá-lo.

ARM LOCK RODADO

                Para impedir que eu suba e complete o movimento de raspagem, meu adversário estica o braço e me empurra para trás, fazendo com que eu não consiga subir estabilizando a posição. Aproveitando que ele está esticando o braço, passo minha canela na frente do rosto dele e giro no arm lock, finalizando projetando minhas costas para trás.

 

POSICIONAMENTO DA MÃO

                O posicionamento da mão do adversário é muito importante para que eu realize a alavanca com maior eficiência.

                Logo após terminar o giro, verifico como ficou a mão do meu adversário e coloco o braço dele bem no meio do meu peito, com o dedão apontando para frente.

 

DEFENDENDO O ARM LOCK

                Reparou que durante a videoaula meu adversário defende a finalização dando um rolamento para frente?

                A defesa está correta e para não perder a finalização, acompanho o movimento dele deixando meu pé atrás da nuca e passo a outra perna pela frente, finalizando no arm lock tradicional da montada.

DÚVIDAS

                Ficou com alguma dúvida ou dificuldade neste movimento? Pode deixar aqui em baixo o seu comentário ou entrar em contato pelas redes sociais, que respondo assim que possível.

                Não se esquece de treinar esta posição com seus colegas somente na presença de um professor qualificado!

 

                OSSSS

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 33 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e sou responsável pela filial no sul do Brasil, na cidade de Pelotas-RS.

Leia mais

Quer ficar por dentro de todos os artigos postando no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!