Nos artigos anteriores, falei muito das movimentações na estabilização lateral, como sair de algumas situações e também sobre punições por falta de combatividade na conhecida posição do “100kg”.

                Neste artigo, vou deixar uma videoaula com duas finalizações partindo do 100kg, para que você possa aumentar seu repertório e surpreender seus adversários.

                Está preparado? Veste logo o kimono e vamos para o treino!

 

CHEGANDO NO 100KG

                Após chegar no “100kg” é muito comum ver os atletas iniciantes perdidos sem saber o que fazer ou com receio de buscar uma posição e cair novamente na guarda.

                Quando o atleta tenta progredir, normalmente o que acontece é a busca pela montada ou joelho na barriga, e as finalizações são a americana e algum estrangulamento básico de lapela. Entretanto, o receio de perder a posição e voltar para a guarda é grande e os atletas ficam somente estabilizando a posição ou realizando transições na estabilização lateral, o que não caracteriza progressão, fazendo com que o arbitro de uma punição por falta de combatividade.

                Para evitar tomar punições e aumentar seu repertório de ataques desta situação, deixo a baixo uma videoaula com duas finalizações do 100kg.

                Mas antes disso, você já leu o artigo onde explico detalhadamente Como funcionam as punições no Jiu-Jitsu?

 

TRIÂNGULO E CHAVE DE BRAÇO PARTINDO DO 100KG

                Para finalizar o adversário no triângulo é preciso manter um braço do adversário por dentro das suas pernas e outro por fora.  Na videoaula a seguir, explico como travar o braço do adversário e coloca-lo nesta situação, podendo então, atacar no triângulo.

                Para aumentar ainda mais seu repertório de finalizações do 100kg, deixo uma segunda opção caso o adversário defenda ou você sinta que o triângulo não ficou bem ajustado, e então, parta para a finalização em uma chave de braço muito justa e sem saídas.

 

 

AJUSTE DO TRIÂNGULO

                Na videoaula, a finalização do triângulo foi realizada na montada, mas ainda existe a possibilidade do adversário dar uma barrigada e inverter a posição caindo na sua guarda ou até mesmo, você rodar em busca de um melhor ajuste do triângulo.

                Analise a situação da foto a cima e repare que minha perna direita está por baixo da cabeça do adversário.

                Baseado na posição da foto, para ajustar ainda mais o triângulo faça uma pegada com a mão esquerda na sua canela direita e rode para o lado direito, até cair de costas no chão fazendo guarda. O seu pé esquerdo deve ser posicionado no quadril do adversário, sempre se lembrando de pressionar o joelho em direção ao ombro, para evitar dar espaços para o adversário corrigir sua postura. Com auxilio do pé que está no quadril, saia seu tronco para direita e aí sim feche o triângulo.

 

CHAVE DE BRAÇO

 

                Durante o movimento em que você passa a canela na frente do rosto do adversário, para não perder o ajuste você precisa manter o braço dele junto do seu peito e se esticar para cima, sempre pressionando o quadril para baixo. Dessa forma, você impede que ele dobre o braço e faça a defesa, além de manter o movimento justo até o final da finalização.

 

                Ficou com alguma dúvida nos movimentos? Deixe seu comentário que farei o possível para ajudá-lo.

                Não se esquece de se cadastrar na lista de e-mails e de me seguir nas redes sociais para ficar por dentro de outras técnicas!

                Bons treinos! OSSSS

Pin It

Comentários  

0 #1 Roberto Freitas 21-04-2018 13:29
Muito boa finalização! OSSS
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 33 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e sou responsável pela filial no sul do Brasil, na cidade de Pelotas-RS.

Leia mais

Quer ficar por dentro de todos os artigos postando no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!