Uma das guardas que mais tem sido utilizada atualmente é a guarda De La Riva.

                Para tentar ajudá-lo a transpor as pernas do adversário e passar esta guarda, deixo a baixo uma videoaula e alguns detalhes no artigo que são muito importantes para realização da posição com eficiência.

 VIDEOAULA – PASSAGEM DE GUARDA DE LA RIVA

 

POSICIONAMENTO DO PÉ

                Um detalhe que talvez tenha passado em branco é o posicionamento do pé que está preso na guarda. Quando você for virar de lado para se preparar para o chute, gire o seu pé junto com o corpo, para assim livrar a pressão do joelho e evitar alguma lesão. Além disso, é muito importante que o seu pé fique virado para frente pois você terá muito mais força com a perna virada para frente na hora de chutar e estourar a pegada do adversário.

 

PEGADA DO ADVERSÁRIO

                Sempre que ensino está posição alguém me pergunta sobre a pegada do adversário, se ela deve ser realizada na calça ou no calcanhar. Minha resposta é sempre a mesma, se o adversário estiver com a pegada na calça, é melhor você trocar a passagem de guarda pois com o chute dificilmente irá estourá-la, e inclusive já presenciei diversas raspagens ocorrerem por conta desta tentativa de estourar a pegada da calça.

MÃO DA FAIXA

                Outra dificuldade que algumas pessoas tem quando estão aprendendo está posição, é de manter o equilíbrio na hora de chutar a perna para frente. Para solucionar este problema, peço que você solte mais o peso na mão que está pegando na faixa, visto que seu braço será o ponto de apoio principal de equilíbrio do seu corpo, tornando a perna mais leve para realizar o movimento do chute.

 

MOVIMENTO EM UM TEMPO SÓ

                Vale ressaltar que este movimento deve ser realizado em um tempo só e que após chutar a perna para frente, ela só deve entrar em contato com o solo após passar para a lateral do adversário.

 

DÚVIDAS

                E aí, testou a posição? Se ficou com alguma dificuldade no movimento não perca tempo e entre em contato. Deixa aí seu comentário e não esquece de compartilhar com os colegas de treino!

                OSSSS

 

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 33 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e sou responsável pela filial no sul do Brasil, na cidade de Pelotas-RS.

Leia mais

Quer ficar por dentro de todos os artigos postando no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!