Se existe um tipo de treino que exige muito fisicamente, mas que trás muitos benefícios, este treino são os drills.

              Além dos ganhos de repetir várias vezes o mesmo movimento, os drills aumentam sua agilidade, ajuste e condicionamento físico.

              Neste artigo, explico 6 drills para ganhar agilidade na passagem de guarda que espero que te ajudem a surpreender aquele guardeiro chato no próximo

treino.

              Bora fazer drill?

VIDEOAULA – 6 DRILLS PARA GANHAR AGILIDADE NA PASSAGEM DE GUARDA!

DRILL 1 - MOVIMENTAÇÃO DO GORILA

              Este movimento é conhecido como Gorila Drill e consiste em apoiar uma mão no chão e a outra no joelho da colega. Começando no lado direito dela, a sua mão que vai no chão é a esquerda e a direita no joelho esquerdo dela.

              Mantenha a mão que está no chão fechada e solte seu peso nas mãos para ter apoio e movimentar com mais velocidade.

              Recomendo começar o movimento devagar para assimilar a troca de mãos e ir aumentando a velocidade aos poucos.

DRILL 2 - ENTRADA DO LEG DRAG

              Passar a perna do adversário para o outro lado do quadril, é um dos momentos mais difíceis da passagem de guarda do leg drag. Com esse drill realizando apenas a entrada da passagem do leg drag, ganhamos agilidade para realizar melhor este movimento.

              Para quem ainda não conhece a passagem do leg drag, o objetivo é jogar a perna da colega para o lado oposto do meu quadril, dificultando a reposição da guarda. Importante lembrar que devo deixar meu tronco ereto no momento que quero passar a perna dela para o outro lado, assim evitando trancar o pé no kimono e também diminuindo a pressão do pé dela no meu quadril.

DRILL 3 - MOVIMENTANDO DE UM LADO PARA O OUTRO

              Neste drill, o objetivo é a aumentar sua agilidade e trabalhar a coordenação motora. Com o apoio das mãos nos dois joelhos da colega, movimento meu corpo de um lado para o outro até chegar na lateral.

              Repare que uma perna sempre fica posicionada entre os pés dela e a outra avança para lateral. Preste atenção nesta movimentação das pernas evitando dar mais de um passo.

DRILL 4 - PASSAGEM DO LEG DRAG

              Dando sequência no movimento de entrada do leg drag, após trazer a perna direita da colega para o lado esquerdo do meu quadril, coloco meu joelho direito por cima da perna dela e busco a lapela esquerda com minha mão direita. É muito importante que meu cotovelo não de espaço para que ela possa retornar a perna a repor a guarda. Agora o próximo passo é fazer uma pegada com a mão esquerda na faixa ou calça e concluir a passagem de guarda do leg drag.

DRILL 5 - TOUREANDO

              A passagem de guarda toureando é o primeiro movimento de passagem de guarda que os alunos aprendem na minha escola e apesar de ser um movimento simples e intuitivo, possui alguns detalhes que são essenciais para concluir a passagem com eficiência.

              Basicamente as pernas da colega devem ser empurradas para frente, fazendo com que ela flexione o quadril e diminua a força de resistência do movimento. Após, basta tourear as pernas para um lado e passar para o outro concluindo com o joelho na barriga.

DRILL 6 - PISÃO

              Esta é uma passagem de guarda que apesar de parecer ser dífícil de ser posta em prática, se bem treinada e usada no momento correto é muito eficiente.

              A chave para realizar esse movimento é pegar o tempo exato da subida da colega, pois é quando ela está sentando para buscar minha lapela que consigo passar a perna por cima e cair no joelho na barriga.

              Um detalhe muito importante é passar a perna por cima, subindo e pisando ao lado do quadril. Evite passar a perna pelo lado, pois ela poderá abrir a perna e coloca-lo novamente na guarda.

DÚVIDAS

              E aí, você também gostou destes 6 drills para ganhar agilidade na passagem de guarda?

              Se ficou com alguma dúvida em alguns dos movimentos é só deixar um comentário que farei o possível para ajudar.

              Agora não perde tempo, chama logo os colegas de treino e bora fazer drill!

              Bons treinos!

              OSSSS

Pin It

Publicidade

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 36 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

            Dei aulas por 14 anos na cidade de Pelotas-RS e atualmente moro na cidade de Florianópolis-SC onde comecei um trabalho no mês de maio de 2021.

Leia mais

Publicidade

Quer ficar por dentro de todos os artigos postados no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!