Acredito que muitos já sabem que estou morando em Florianópolis-SC, mas isso é um assunto para outro momento.

              Neste cenário paradisíaco da Praia do Campeche, vou demonstrar nessa videoaula um estrangulamento da guarda fechada onde utilizo a lapela do adversário.

              Vamos aos detalhes?

VIDEOAULA – ESTRANGULAMENTO DA GUARDA FECHADA!

ENTREGA DA LAPELA

              O primeiro ponto que devemos nos preocupar é em soltar a lapela do adversário. Muitas vezes a luta é parada e o árbitro solicita que amarre a faixa e arrume o kimono novamente. Portanto, se a intenção for buscar posições com a lapela, assim que a luta for retomada já comece a puxar até soltar a lapela do adversário.

              Nesta videoaula, demonstrei soltando a lapela esquerda do adversário, passando por baixo da axila dele e entregando para minha mão esquerda.

              O grande detalhe deste estrangulamento começa agora. No momento que vou entregar a lapela para a mão direita novamente, preciso esticar bem a lapela e fazer a pegada com a palma da mão para cima.

AJUSTANDO O PUNHO

              Um detalhe muito importante é o posicionamento do meu punho. Repare que na videoaula demonstro o ajuste do meu punho para tornar a pressão do estrangulamento maior ainda.

TRAZENDO O BRAÇO

              Sempre que entro neste movimento, o adversário já espera que eu vá buscar o estrangulamento cruzado e para evitar, é natural que ele coloque sua mão esquerda no meu braço direito para tentar baixa-lo e diminuir a pressão.

              Quando ele faz este movimento, pegando no cotovelo, começo a puxar o braço dele para o outro lado, o que acaba forçando o seu ombro e obrigando-o a entregar a posição. Em algumas situações, o adversário pode deixar a mão no meu braço, e consigo empurrar para baixo pressionando também o punho dele, o que ajuda a fazer com que ele ceda o movimento e deixe o braço ir para o outro lado.

FINALIZANDO

              Para finalizar o estrangulamento, preciso ficar grudado ao corpo do adversário para evitar que ele volte o braço novamente, e para ter alavanca para finalizar, abraço a cabeça dele com meu braço esquerdo e pressiono até finalizar no estrangulamento.

 

DÚVIDAS

              Gostou dessa videoaula? Conseguiu ajustar o movimento ao ponto de finalizar seu colega?

              Fico a disposição para ajudá-lo em qualquer dúvida.

              Não se esqueça de compartilhar com seus colegas de treino e deixar seu like no vídeo!

              Bons treinos!

              OSSSS

Pin It

Publicidade

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 36 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

            Dei aulas por 14 anos na cidade de Pelotas-RS e atualmente moro na cidade de Florianópolis-SC onde comecei um trabalho no mês de maio de 2021.

Leia mais

Publicidade

Quer ficar por dentro de todos os artigos postados no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!