Chegou no joelho na barriga e não sabe mais o que fazer?
Confere aí esse artigo com detalhes e a videoaula explicando tudo, no passo a passo de como você pode fazer um estrangulamento com a lapela partindo do joelho na barriga.
Apesar de ter muitos detalhes que são bem importantes para o movimento, considero um estrangulamento fácil de realizar e que com paciência e malandragem, você conseguirá fazer com que o adversário deixe o braço de bobeira para concluir o ajuste.
Vamos lá?
VIDEOAULA – ESTRANGULAMENTO COM A LAPELA PARTINDO DO JOELHO NA BARRIGA
INÍCIO DA POSIÇÃO
Para começarmos a encaixar o estrangulamento com a lapela partindo do joelho na barriga, precisamos primeiramente soltar a lapela do adversário. Para isso, você pode estar em qualquer posição, o que importa é que a lapela seja solta.
Na videoaula, falo das duas possibilidades, tanto soltando diretamente do joelho na barriga, como também soltando na estabilização lateral, conhecida no Jiu-Jitsu como 100kg.
ENTREGANDO A LAPELA PARA A MÃO
Para facilitar o entendimento, vamos nos basear no lado que estou na videoaula, ou seja, no lado direito do adversário.
O próximo passo é entregar a lapela(esquerda) do adversário para mão direita. Repare que na videoaula falo de um ajuste feito com o punho logo após entregar a lapela. Se você não viu este ajuste, assista a videoaula Estrangulamento da Guarda Fechada que lá falo todos os detalhes que fazem com que a posição realmente seja eficiente.
ENCAIXANDO O ESTRANGULAMENTO
Após passar e ajustar a lapela, agora é um momento de paciência e de aguardar o erro do adversário. Quando o adversário está com o braço encostado no tatame, fica difícil de realizar o movimento desta videoaula e o que sempre busco é o estrangulamento tradicional do 100kg, fazendo pegada na gola do adversário com o dedão da mão esquerda e voltando para o 100kg para estrangular. No momento que tento esse ataque, é natural que o adversário coloque a mão esquerda no meu antebraço para defender e com isso, acaba entregando o braço para concluirmos a finalização desta videoaula.
Um detalhe muito importante é a forma de puxar o braço do adversário. Na maioria das vezes, somente puxar pelo cotovelo resolve, mas quando enfrentamos um adversário muito forte, essa tarefa pode ser um pouco difícil. Um macete para facilitar é empurrar o cotovelo em direção a cabeça dele, dessa forma vai forçar o ombro e ele acaba cedendo a posição.
TRAVANDO O BRAÇO COM O PEITO
Realizados os ajustes mais difíceis não podemos perder a posição. Para impedir que o adversário tire o braço e se solte da arapuca, travo o cotovelo do adversário no meu peito e somente então vou com minha mão esquerda abraçando a cabeça dele para poder finalizar.
FINALIZANDO
Para finalizar o estrangulamento, o ajuste é feito puxando as duas mãos e pressionando o braço do adversário com o peito empurrando para frente.
DÚVIDAS
Apesar de ter alguns ajustes muito importantes e que são fundamentais para a boa execução da técnica, é um movimento relativamente fácil de aplicar pois o adversário acaba entregando o braço em algum momento.
E aí, conseguiu aplicar esta finalização?
Fico a disposição para ajudá-lo em qualquer dúvida.
Bons treinos!
OSSSS
Primeira graduação da Top Brother Florianópolis | Treino físico na praia após pandemia | Graduação Surpresa - Faixa Preta |