Meus alunos e quem acompanha meu trabalho sabe o quanto invisto e insisto nos treinos com movimentos básicos. A base de todos os movimentos está nas técnicas simples e hoje demonstro nesta videoaula uma raspagem básica da guarda fechada, conhecida como raspagem Galega.
Se você está começando a treinar Jiu-Jitsu agora, invista seu tempo em movimentos simples, pois são eles, que irão ajudá-lo futuramente a entender as técnicas mais avançadas. Mas se você já treina há um bom tempo e já até conhece essa posição, espero poder ajudá-lo a ajustar o movimento ou ao menos relembra-lo dos detalhes essenciais para realização da raspagem galega.
Vamos vestir o kimono e partir para o tatame?
VIDEOAULA – RASPAGEM BÁSICA DA GUARDA FECHADA - GALEGA!
CONTROLE DO BRAÇO
O primeiro ponto essencial para realização da raspagem galega é o controle do braço do adversário, evitando que ele possa por a mão no tatame e defender o movimento no final da raspagem.
Na videoaula demostrei controlando a manga do adversário, que considero a forma mais simples, porém você pode dominar o braço do jeito que achar melhor, desde que evite q ele apoie no tatame. Vale ressaltar que da forma que demonstrei, consigo além de dominar o braço, aumentar ainda mais a alavanca no momento que puxo o braço dele para minha esquerda.
ENTRANDO PARA BAIXO DO ADVERSÁRIO
Quanto mais você conseguir entrar para baixo do adversário e abraçar sua perna, mais alavanca terá. Entretanto essa tarefa é complicada para os mais pesados ou menos flexíveis. Para deixar uma solução, recomendo fazer pegada com a mão direita por fora do joelho esquerdo do adversário, e então utilizar esta alavanca como auxilio para raspagem.
MOVIMENTO CIRCULAR COM A PERNA ESTICADA
Toda a alavanca do movimento começa com minha perna esquerda. Repare que na videoaula estico a perna e depois realizo um movimento circular até praticamente bater no joelho de apoio do adversário. Este detalhe da minha perna permanecer esticada é fundamental para que consiga montar com maior facilidade. Caso mantenha a perna dobrada, meu adversário irá cair por cima da minha perna e dificultará minha estabilização na montada.
Quando me refiro em manter a perna esticada, não precisa ser totalmente esticada, porém o suficiente para não travar meu movimento de subida para montada.
PERNA EM BAIXO DA AXILA
O último detalhe e não menos importante, é entrar para baixo do adversário o suficiente para virar o calcanhar direito e aponta-lo em direção a axila do adversário. Com o auxilio das demais alavancas citadas no artigo, completo o movimento da raspagem básica da guarda fechada, conhecido como galega.
PONTUAÇÃO DESTE MOVIMENTO
Dentro da minha academia sempre tenho o costume de perguntar a pontuação após demonstrar alguma posição. Neste caso, estou fazendo guarda com meu adversário e consigo completar a raspagem. Como termino o movimento montado, além dos dois pontos da raspagem, recebo também quatro pontos referentes à montada.
DÚVIDAS
Gostou dessa videoaula? Conseguiu realizar ou relembrar o movimento?
Lembrando que se você está começando a treinar Jiu-Jitsu agora, recomendo que insista e invista muito nos movimentos básicos, pois irão ser fundamentais futuramente.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato que farei o possível para solucioná-la.
Não se esqueça de compartilhar com seus colegas de treino e deixar seu like no vídeo!
Bons treinos!
OSSSS
Primeira graduação da Top Brother Florianópolis | Treino físico na praia após pandemia | Graduação Surpresa - Faixa Preta |