Se você estiver começando a treinar Jiu-Jitsu, sem dúvidas a melhor guarda para você começar a treinar é a guarda fechada.

                Por ser uma guarda onde o adversário fica mais “preso” do que as demais, a guarda fechada se torna uma guarda mais segura defensivamente, além de permitir diversos ataques, como finalizações, raspagens e pegada de costas.

                Nesta videoaula vou demonstrar uma técnica de pegada de costas partindo da guarda fechada, onde além de ganhar os quatros pontos, deixo meu adversário em posição bem desconfortável devido o posicionamento final do seu ombro.

                Ficou curioso? Vamos ao treino!

 

GUARDA FECHADA

                A guarda fechada é a primeira guarda que trabalhamos no Jiu-Jitsu, isto porque é a guarda mais básica e mais segura. A partir dela podemos realizar diversos movimentos como finalizações, raspagens e pegada de costas.

                Dentro desta guarda o adversário não tem muitas opções de finalização, ficando sempre exposto a ataques do guardeiro e restando apenas buscar a passagem de guarda.

 

VIDEOAULA - PEGADA DE COSTAS PARTINDO DA GUARDA FECHADA

 

TRANCANDO O OMBRO

                No começo do movimento, faço pegada com minha mão esquerda na manga do adversário trazendo o braço para cima da minha cabeça. Neste momento, utilizo as pernas para puxar o adversário para cima de mim e passar por baixo da sua axila, trancando o braço dele em baixo das minhas costas.

                Repare que sigo dando pressão no ombro dele o tempo todo para evitar que ele tire o braço e retorne sua postura.

 

GANCHO PARA ABRIR ESPAÇO

                Vale destacar a segunda opção da vídeoaula, pois te ajudará caso tenha dificuldade de achar o espaço para colocar o primeiro gancho da pegada de costas. Com os dois pés por baixo das canelas do adversário, estico suas pernas e fujo o quadril, abrindo o espaço necessário para tirar minha perna de baixo e entrar o gancho atrás do joelho.

 

PEGADA DE COSTAS

                Após colocar o primeiro gancho e fechar o cinto de segurança, colocar o segundo gancho é questão de tempo. Se você conseguir manter-se nas costas do adversário, tentando manter os seus ombros o mais próximo dos ombros dele, as chances de perder a posição diminuem consideravelmente.

                No artigo O adversário montou e agora? deixei uma explicação sobre o que fazer caso o adversário esteja muito fechado me impedindo de colocar o segundo gancho e concluir a pegada de costas.

 

CONCLUSÃO

                Seja buscando finalizações, raspagens ou pegadas de costas, o segredo para você manter sua guarda fechada eficiente é buscar o ataque. Dessa forma o adversário não consegue atacá-lo, pois sempre precisará se defender antes de atacar.

 

                Gostou da vídeoaula? Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para os próximos artigos, entre em contato que farei o possível para ajuda-lo.

                Forte abraço e bons treinos! OSSS

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 33 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e sou responsável pela filial no sul do Brasil, na cidade de Pelotas-RS.

Leia mais

Quer ficar por dentro de todos os artigos postando no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!