A montada é uma posição de grande domínio do adversário, o que deixa a saída desta situação bem complicada. Inclusive é a maior pontuação dada para uma posição no Jiu-Jitsu, e nela o adversário pode ficar o tempo que quiser sem ser punido por falta de combatividade.

                Apesar de ser difícil de sair desta situação, existem algumas saídas e na minha escola temos uma sequência com várias saídas dessa situação.

                Para ajudá-lo a sair da montada, deixo a baixo uma videoaula com todos os detalhes necessários para que você além de sair dessa situação ruim, ainda consiga surpreender seu adversário pegando as costas e devolvendo os quatro pontos tomados.

 

VIDEOAULA - SAINDO DA MONTADA PARA A PEGADA DE COSTAS

 

                Para realizar a saída da montada da videoaula, coloco as duas mãos no quadril do meu adversário e dou uma “barrigada” para abrir o espaço que preciso, permanecendo com as duas mãos sustentando o corpo dele rapidamente. Em um movimento rápido, coloco minha canela direita no meio das pernas do adversário e a partir daí, posso tirar minha mão esquerda do quadril. Vale lembrar, que dependendo do peso ou da pressão que o adversário esteja dando, este movimento não será fácil e talvez tenha que realizar mais de uma barrigada.

                Com a mão esquerda faço uma pegada na calça do adversário, mais ou menos na altura do joelho, e empurro a perna dele para o meio das minhas pernas. Repare no gancho que faço com meu pé direito atrás do joelho esquerdo dele, aumentando o ajuste para o movimento que vem a seguir. Agora troco minha pegada da mão esquerda para a faixa do adversário e fujo meu quadril para trás e entro com o cinto de segurança. Para completar o movimento de pegada de costas, sigo saindo o quadril para trás até que meus ombros fiquem na mesma linha dos ombros do adversário e somente então, coloco o segundo gancho.

                Caso o adversário se mantenha muito fechado(trazendo as pernas em direção a cabeça) evitando que eu coloque o segundo gancho, dou uma “barrigada” esticando ele, abrindo o espaço necessário para colocar o gancho e receber a pontuação referente a pegada de costas.

MELHOR MOMENTO PARA REALIZAR A TÉCNICA

               O melhor momento para realizar a técnica da vídeoaula é quando o adversário está montado bem no quadril e com as mãos no chão à frente, distribuindo o peso entre o quadril e as mãos. Caso o adversário esteja montado com os joelhos bem em baixo da axila, o ideal é que você se afaste fazendo com que ele baixe a montada para depois realizar o movimento com mais facilidade.

 

PARA QUAL LADO SAIR?

               Está técnica pode ser realizado para os dois lados, dependendo apenas de qual lado você está se sentindo mais confortável no momento.

 

PONTUAÇÃO

               A maior pontuação dada no Jiu-Jitsu por uma posição são quatro pontos. As três posições do Jiu-Jitsu que valem essa pontuação são a montada, pegada de costas e montada pelas costas.

MONTADA

PEGADA DE COSTAS

MONTADA PELAS COSTAS

 

                Gostou dessa saída da montada?

 

                Caso tenha ficado com alguma dúvida pode deixar seu recado aqui em baixo nos comentários ou através das redes sociais que farei o possível para ajudá-lo.

 

                Forte abraço e até a próxima!

 

                OSSSSS

Pin It

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 33 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e sou responsável pela filial no sul do Brasil, na cidade de Pelotas-RS.

Leia mais

Quer ficar por dentro de todos os artigos postando no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!