O que você está treinando atualmente te ajudaria em uma real situação de defesa pessoal ou somente para as competições?

              Atualmente o que vemos é muitos praticantes da arte suave apenas focarem nas competições e deixarem de lado a defesa pessoal. Nesse artigo, falo sobre a importância dos treinos de defesa pessoal e também como são realizados estes treinos dentro da minha escola.

A IMPORTÂNCIA DA DEFESA PESSOAL

              Já pensou em uma situação onde um atleta realmente precisa se defender e não sabe? Ou pior ainda, já imaginou o atleta puxando para guarda X ou para guarda lapela?

              Apesar de ter sido irônico, todas as guardas e movimentos atuais são muito eficientes, porém para fins competitivos e caso o atleta precise realmente de movimentos para se desvencilhar de um ataque, talvez não seja o suficiente.

              É claro que um atleta de jiu-jitsu tem muito mais recursos do que um leigo, entretanto, sem o treino com o objetivo de realmente se defender, talvez o que o atleta sabe não seja o ele realmente precisa em um suposto ataque.

              Até então falei apenas da necessidade baseado em uma suposta agressão, porém a defesa pessoal é a base de tudo que temos no jiu-jitsu. Muitos movimentos básicos e algumas alavancas se encontram nas técnicas de defesa pessoal, ou seja, além de ter mais chances de sair ileso de um possível ataque, ainda poderá melhorar seus fundamentos básicos do jiu-jitsu.

ESCOLINHA DE DEFESA PESSOAL

              Na minha escola, temos uma escolinha de defesa pessoal baseada nas técnicas mais eficientes para nossa realidade e que foram utilizadas há muitos anos para difundir e provar a eficiência do jiu-jitsu.

              Durante os exames de graduação de todas as faixas, exijo que meus alunos demonstrem as técnicas de defesa pessoal e são critérios avaliados durante este processo.

              No vídeo a seguir estão algumas dessas técnicas da nossa escolinha:

COMO REALIZAMOS OS TREINOS DE DEFESA PESSOAL

              É claro que hoje em dia temos muitos competidores e isso de certa forma tira um pouco o foco da defesa pessoal. Entretanto, acabo conciliando os treinos de jiu-jitsu esportivo e algumas técnicas da defesa pessoal.

              Um treino que é bem desgastante e que exige muito fisicamente e mentalmente do aluno, é criar uma roda com vários alunos que já saibam os ataques que treinamos, e colocar um aluno no centro. Um por vez, de forma aleatória, os alunos realizam ataques e o aluno atacado vai tentando fazer a defesa. Obviamente no início tudo fica mais difícil, porém, com o tempo os movimentos vão ficando mais naturais e consequentemente mais eficientes.

              Essa é uma forma que não toma muito tempo da aula e permite manter os alunos com as técnicas de defesa pessoal em dia.

DEFESA PESSOAL FEMININA

              Atualmente, praticamente todos os lugares no Brasil nos passam aquela sensação de insegurança e infelizmente ocorrem vários casos de agressão e abuso contra as mulheres.

              É claro que saber jiu-jitsu ou qualquer outra arte marcial não é garantia de nada, porém é melhor saber e não precisar do que precisar e não saber não é mesmo?

              Quando ainda estava morando em Pelotas-RS(Se você ainda não sabia que me mudei, assista o vídeo que falo Por que fui morar em Floripa?) realizei alguns aulões femininos gratuitos com o objetivo de demonstrar e ensinar algumas técnicas de defesa pessoal para as mulheres. Obviamente, somente uma aula não é o suficiente, porém, ajudou a divulgar o esporte para o público feminino e inclusive algumas se tornaram alunas da nossa escola e puderam dar sequência nos treinos.

BENEFÍCIOS DA DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

              Além de todos os benefícios que a atividade física e o jiu-jitsu trazem, a sequência de aulas de defesa pessoal para as mulheres trazem alguns benefícios ainda maiores do que os físicos. Depois de algumas aulas e de um certo domínio dos movimentos, as mulheres se tornam mais confiantes, seguras e tranquilas para saber lidar e reagir com qualquer possível ataque.

              Vale a pena deixar bem claro, que sempre oriento todos os meus alunos para não reagir e sempre avaliar se realmente é necessário o risco e se não há uma saída mais segura.

ONDE ESTUDO DEFESA PESSOAL?

              É claro que o principal local onde estudo e ajusto as técnicas tanto do jiu-jitsu esportivo como da defesa pessoal, é dentro da academia, seja na minha escola ou na matriz na Top Brother Rio de Janeiro, mas quem me conhece a mais tempo sabe que sempre fui um apaixonado por adquirir conhecimento e para isso gosto muito de ler.

              Há alguns anos, comprei um livro onde o Mestre Hélio Gracie demonstra várias técnicas de defesa pessoal do jiu-jitsu e que além de ser uma leitura obrigatória para todo atleta e professor, é realmente uma verdadeira relíquia e que nos permite poder beber direto da fonte.

              Abaixo deixo o link de onde comprei o livro:

DÚVIDAS

              Agora é minha vez de perguntar. Como estão seus treinos de defesa pessoal?

              Dentro da sua escola o professor foca nesse tipo de treino ou é somente no jiu-jitsu para competição?

              Deixa seu comentário aí e qualquer dúvida pode perguntar que estou a disposição para ajudar.

              OSSSS

Pin It

Publicidade

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 36 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

            Dei aulas por 14 anos na cidade de Pelotas-RS e atualmente moro na cidade de Florianópolis-SC onde comecei um trabalho no mês de maio de 2021.

Leia mais

Publicidade

Quer ficar por dentro de todos os artigos postados no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!