Cansado de tomar o estrangulamento relógio e ter que dar os três tapinhas?

               Confere na videoaula a seguir, toda explicação de como defender esse ataque de forma simples e eficiente.

               Após a defesa, demonstro duas formas de seguir o movimento, uma finalizando na mão de vaca para os atletas da faixa azul para cima e um outro movimento rodando direto para o 100kg.

               Bora lá?

DEFESA DO RELÓGIO

POSICIONAMENTO ESPELHADO

               Para buscar a finalização no relógio, o adversário precisa se posicionar na sua lateral, para somente então buscar as pegadas necessárias.

               Após sentir que o adversário fez as pegadas e levantou sua perna, você precisa se posicionar de forma espelhada, ou seja, se o adversário levanta a perna direita, você deve levantar a perna esquerda, e vice-versa.

               Usando como referência a videoaula, o adversário se posiciona a minha direita e levanta sua perna direita. No mesmo momento, levanto minha perna esquerda, sempre mantendo a mesma postura do adversário. Repare que as minhas pernas ficam iguais as pernas do adversário, porém de forma espelhada.

CHUTE NO MESMO TEMPO DO ADVERSÁRIO

              Agora é preciso um pouco de atenção, pois o movimento precisa ser feito exatamente no momento em que o adversário se movimenta. Quando ele chutar a perna esquerda para frente, você precisa chutar também sua perna direita. Lembrando que o movimento é como se você estivesse na frente de um espelho, portanto é preciso seguir o movimento exatamente igual ao do adversário.

FINALIZANDO NA MÃO DE VACA

              Se você estiver na faixa azul ou acima, você já pode aplicar a chave de punho, conhecida como mão de vaca. Nesse caso, você deve posicionar seu ombro para que impeça o adversário de tirar a mão antes do ataque.

              Após ter certeza de que o movimento está seguro, coloque suas duas mãos no cotovelo do adversário e gire para dentro, puxando seu cotovelo e finalizando no punho.

GIRANDO PARA DENTRO

              No caso dos atletas que ainda não podem aplicar a mão de vaca, o movimento deve ser feito girando para dentro e estabilizando no 100kg, sem travar o punho do adversário.

DÚVIDAS

              Confesso que quando conheci esse movimento nem acreditei de como é fácil realizá-lo. Obviamente como qualquer outra posição tem os seus riscos e o adversário pode antecipar e matar a defesa, porém é uma solução para uma grande parte dos ataques do relógio, afinal de contas, é melhor tentar sair do que já ter a certeza de que irá dar os três tapinhas.

              Espero que você treine a posição e compartilhe com seus colegas de treino. Nos vemos na próxima videoaula!

              OSSSS

Pin It

Publicidade

Quem sou eu

Professor Matheus Zimmermann

             Meu nome é Matheus Zimmmermann, tenho 38 anos, e fui formado Faixa Preta de Jiu-Jitsu pelo Mestre Cézar Guimarães, mais conhecido como “Casquinha”.

            Represento a equipe Top Brother, que possui sua matriz localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

            Dei aulas por 14 anos na cidade de Pelotas-RS e atualmente moro na cidade de Florianópolis-SC onde comecei um trabalho no mês de maio de 2021.

Leia mais

Publicidade

Quer ficar por dentro de todos os artigos postados no ZJiuJitsu.com?
Cadastre-se GRATUITAMENTE na nossa lista de e-mails!